CUIDADOS COM A CASA:

TUDO O QUE UMA PESSOA ALÉRGICA PRECISA SABER

Como se livrar dos ácaros ?

Você costuma ter cuidados com a casa, como limpar cortinas ou arejar o colchão? Embora sejam atitudes simples para garantir mais higiene e bem-estar, muitas pessoas não costumam adotá-las com frequência, o que pode levar a problemas de saúde, como alergias respiratórias.

O fato é que as mesmas preocupações que temos quanto à higiene em locais públicos devem ser aplicadas em nossa casa, onde pode conter muitas fontes de doenças com o acúmulo de ácaros e outros microrganismos. Exemplo disso é uma toalha de rosto trocada com pouca frequência e exposta em um ambiente que pode conter milhares de bactérias, como o banheiro.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para apresentar os principais cuidados com a casa que devemos ter para evitar ou mesmo amenizar as alergias respiratórias. Para tanto, vamos explicar como uma limpeza correta pode prevenir doenças respiratórias, proteger as pessoas que já sofrem com esse problema e evitar crises de asma, rinite, bronquite, entre outras. Acompanhe!

A ação dos ácaros nas alergias respiratórias

A alergia é uma resposta do sistema imunológico como defesa às substâncias estranhas que atingem o organismo. Entre os principais agentes alergênicos estão os ácaros que, apesar de serem organismos muito pequenos, visíveis apenas por um microscópio, podem causar grandes problemas para a saúde.

No entanto, para que eles provoquem reações alérgicas, a pessoa precisa já apresentar algum problema, como a asma ou a rinite, que são as alergias respiratórias mais comuns. Os ácaros ficam abrigados em qualquer lugar dentro de casa e são os principais responsáveis por alergias respiratórias e até mesmo alterações na pele.

Mas adotando algumas práticas de higiene da casa e acessórios utilizados para dormir, é possível prevenir e amenizar os sintomas das doenças diretamente provocadas por ácaros, como sinusite, rinite, bronquite, dermatite, entre outras, que podem ser agravadas com as alergias.

A importância dos cuidados com a casa para as pessoas alérgicas

O acúmulo de pó e ácaros pode desencadear diversos sintomas de alergias respiratórias como dor de cabeça, coriza, espirros, obstrução nasal, chiado, falta de ar, tosse, coceira no nariz, olhos e garganta, entre outros sinais. Os microrganismos procuram ambientes que sirvam de abrigo e contenham alimentos necessários para viverem e se proliferarem.

Em nossas casas, os ácaros encontram matérias orgânicas como vegetais, fungos, excrementos de animais, fios de cabelo, descamações da nossa pele e resíduos de alimentos em grandes quantidades para se alimentarem. Assim, a melhor maneira de reduzir a ação desses microrganismos é diminuir as fontes dos elementos que eles necessitam para sobreviver.

Quando reduzimos a fonte de alimentação dos ácaros, também diminuímos a probabilidade de crescimento de colônias. Dessa forma, criar e manter uma rotina de limpeza em casa é fundamental para evitar problemas respiratórios, como sintomas de bronquite asmática, rinite e asma, além de outras alterações no sistema respiratório.

Embora seja impossível ter uma casa 100% à prova de alergias, podemos adotar alguns hábitos que amenizam os problemas e controlam a qualidade do ambiente. Para tanto, basta adotar algumas medidas simples e eficazes, como as que comentaremos a seguir, para afastar os elementos causadores de alergias.

Mantenha portas e janelas abertas para arejar os ambientes

Um dos aspectos mais importantes para pessoas alérgicas é manter todos os cômodos da casa bem arejados. Assim, sempre que possível, deixe as janelas abertas, colocando móveis e outros objetos em posições que permitam a entrada da luz natural e a circulação do ar. Isso ajuda a evitar o acúmulo de poeiras, pelos e sujeiras que facilitam o aparecimento de ácaros e fungos.

Utilize desumidificador de ar

Os desumidificadores de ar são aparelhos que ajudam muito no combate às alergias, pois ao buscar abrigo, o ácaro precisa de umidade acima de 60% para sobreviver. Dessa forma, a instalação de um desumidificador com capacidade volumétrica compatível com o espaço faz com que o ambiente fique inóspito para os ácaros.

 

Faça uma limpeza profunda periodicamente

Considerando que, em apenas um ano de uso, os sofás, tapetes e carpetes chegam a armazenar quase 5 milhões de ácaros, é fundamental higienizar esses itens de maneira mais profunda e periódica. Assim, é só fazer a manutenção diária da limpeza para controlar os agentes alergênicos.

Prefira objetos com tratamento antiácaro

É possível encontrar no mercado capas protetoras impermeáveis e com tratamento antimicrobiano para colchão e travesseiro. Esses produtos impedem a passagem de líquidos, ácaros, bactérias, fungos e o acúmulo de partículas alergênicas, proporcionando mais proteção para a saúde. As mais eficientes são as que têm zíper, pois fazem com que os microrganismos fiquem “aprisionados”.


Entre em contato conosco